
Quando se trata da integridade estrutural de uma edificação, as trincas em paredes, fissuras na parede e paredes com trinca são sinais que não podem ser ignorados. Estes problemas podem variar desde meras questões estéticas até indicativos de falhas estruturais graves. Compreender a diferença entre rachaduras, trincas e fissuras, bem como suas causas, é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade das construções.
Definições e Importância do Diagnóstico Correto
Rachaduras são aberturas maiores que podem indicar problemas sérios na estrutura, ja as trincas: Medem de 1 a 3 mm e podem ou não afetar a estrutura e por fim as fissuras são as menos espessas, com até 1 mm, geralmente de natureza estética. No texto a seguir, vamos didaticamente denominar todas as aberturas como trincas.
Por que as paredes trincam?
Embora possamos não perceber, os elementos estruturais de uma construção, como paredes e vigas, sofrem pequenas movimentações. Essas podem ser causadas por dilatação térmica, dilatação higroscópica (devido à água) ou por deformações, sejam elas pequenas ou grandes, da própria estrutura. Portanto, quando um desses elementos experimenta uma movimentação — seja por qualquer um dos motivos mencionados acima — maior do que sua capacidade de suporte, surgem as trincas.
Trincas por Movimentação Térmica
Cada elemento construtivo (parede, pilares, vigas) possui uma taxa de dilatação que varia com a temperatura. Esta dilatação desigual pode gerar esforços internos que se impedidos de se movimentarem livremente podem resultar em trincas ou fissuras.
Separamos a seguir algumas imagens e esquemas tipicos de trincas ocasionandas por movimentação térmica.
Trincas por sobrecarga
Sobrecargas acima da capacidade suportada por elementos estruturais podem causar fissuras, frequentemente observadas acima de portas e janelas. A imagem a seguir ilustram a forma típica de trinca em alvenarias devido a a sobrecarga e ausencia de vergas e contra-vergas em alvenarias.
Na sequencia ilutramso a forma típica de uma trinca em alvenarias devido a atuação de uma carga concentrada
Trincas por Deformação Excessiva
Deformações além do previsto em vigas, lajes e pilares podem ser incompatíveis com o projeto, causando trincas. Na imagem a seguir temos a viga inferior se deformando mais do que a superior o que causa trincas como as ilustradas a seguir:
Trincas por Recalque de Fundação
O recalque desigual da fundação, muitas vezes manifestado por trincas em 45º nas alvenarias, é um dos problemas mais graves e alarmantes.
A Importância do Engenheiro
Diante da identificação de qualquer trinca, fissura ou rachadura, a intervenção de um engenheiro especializado é indispensável. Somente um profissional pode realizar um diagnóstico preciso, identificando a causa raiz do problema e recomendando as medidas corretivas apropriadas.
Conclusão
As trincas em paredes, fissuras e rachaduras podem ter diversas origens, algumas das quais podem comprometer a segurança estrutural da edificação. A identificação e correção desses problemas exigem um conhecimento técnico apurado, ressaltando a importância de contar com a expertise de um engenheiro qualificado.
Se você está enfrentando esse tipo de problema, não hesite em procurar a assistência profissional da Esteves Engenharia, especializada no diagnóstico e solução de trincas em paredes. Entre em contato
Referências:
Thomaz, E. (2022). Trincas em edifícios (2ª ed.). Oficina de Texto. ISBN: 9786586235142